quarta-feira, 14 de março de 2012

Guia de alimentação para grávidas II

Confira as dicas da nutricionista Fabricia de Paula sobre o que pode e não pode comer durante a gravidez e quais alimentos controlam as náuseas e vômitos

Alimentos liberados durante a gestação

Carboidratos


Consuma uma porção por refeição. "Por exemplo, no almoço, coma arroz ou batata ou massas ou farinha de mandioca, etc. Isso evita o ganho excessivo de peso e ainda ajuda no retorno do peso corporal antes da gestação", explica Fabricia.

Alimentos integrais


Arroz ou macarrão integral, farelo de aveia, linhaça etc. Estes alimentos são ricos em fibras e vitaminas do complexo B. "Além de ajudar a equilibrar os hormônios femininos e sua ausência pode estar associada a um risco maior de depressão nos três primeiros meses após o parto", completa a nutricionista.

Verduras, legumes e frutas


O recomendado é consumir diariamente de 2 a 3 porções de legumes e verduras (de preferência
cruas, pois nessa fase o intestino da gestante funciona mais devagar) e 3 a 4 porções de frutas ao dia (busque por frutas cítricas após o almoço e jantar para melhor absorção do ferro).

Alimentos com fonte de ácido fólico


Alimentos com fonte de ácido fólico são importantes para o desenvolvimento do feto. Exemplos: vegetais verde-escuros (espinafre, couve-manteiga, rúcula etc.), peixes, brócolis, tomate, acelga, etc.

Proteínas


Fabricia indica consumir uma porção de proteína (carne vermelha ou frango grelhado ou peixe ou ovo) no almoço e jantar e uma porção de leguminosas. "As proteínas animais são boas fontes de ferro para o organismo", recomenda.

Cálcio


Assim como o ferro, a mulher sente mais necessidade de cálcio enquanto está grávida. Por isso, é recomendado que a gestante consuma três porções de cálcio ao dia. "Ela pode variar no dia. Durante a manhã, pode tomar um copo de leite ou um pote de iogurte com uma fatia de queijo branco. No lanche da tarde, a grávida pode optar por uma colher de sopa de requeijão no pão francês. É importante ingerir o cálcio nos lanches e não nas refeições principais, pois o elemento reduz a absorção de ferro", explica Fabricia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário