Melancia alivia as dores de cabeça!
A Tensão Pré Menstrual (TPM) costuma te deixar irritada? Saiba que nestes dias você também está mais suscetível a apresentar ansiedade, mau humor, dores de cabeça, inchaço, cansaço e alterações de concentração. A boa notícia é que a alimentação pode ser a melhor arma para combater os efeitos desagradáveis do período. A seguir, saiba o que colocar – ou evitar – no prato para atacar os sintomas da TPM:
- 1Desequilíbrio hormonalO ômega-3, presente em nozes e outras frutas oleaginosas, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual. Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, a nutricionista Gabriela Marcelino recomenda consumir alimentos ricos em vitamina B6. “Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes”, explica a nutricionista.
- 2Dores de cabeçaMineral perdido em maior quantidade durante a TPM, de acordo com o nutrólogo Cristiano Merheb, o magnésio é grande aliado para aliviar dores de cabeça. “Em combinação com a vitamina B6, o mineral melhora a qualidade do sono, ameniza a irritabilidade, regula o ciclo menstrual e a sua duração. Carne vermelha, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios em geral são boas fontes de magnésio”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino. Ela ainda aconselha evitar o excesso de cafeína e o consumo de embutidos e defumados, como salames, presuntos e salsichas. “Abra mão de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e provocar alterações na glicose sanguínea, piorando os quadros de dor de cabeça”.
- 3Retenção de líquidos
- 4Prisão de ventrePara Gabriela Marcelino, nesse período é recomendável trocar todos os carboidratos refinados por versões integrais. “O alto teor de fibras destes alimentos vai evitar a prisão de ventre e os desconfortos gastrointestinais que se acentuam com a TPM”, recomenda a nutricionista. Ela também indica o aumento na ingestão de carboidratos complexos, como cereais, pães e arroz integral, aveia e tubérculos, como beterraba, cenoura, nabo, batata, inhame e mandioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário