segunda-feira, 19 de março de 2012

TPM: aprenda a amenizar os sintomas com a alimentação

Melancia alivia as dores de cabeça!

A Tensão Pré Menstrual (TPM) costuma te deixar irritada? Saiba que nestes dias você também está mais suscetível a apresentar ansiedade, mau humor, dores de cabeça, inchaço, cansaço e alterações de concentração. A boa notícia é que a alimentação pode ser a melhor arma para combater os efeitos desagradáveis do período. A seguir, saiba o que colocar – ou evitar – no prato para atacar os sintomas da TPM:
  • 1
    Desequilíbrio hormonal
    O ômega-3, presente em nozes e outras frutas oleaginosas, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual. Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, a nutricionista Gabriela Marcelino recomenda consumir alimentos ricos em vitamina B6. “Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes”, explica a nutricionista.
  • 2
    Dores de cabeça
    Mineral perdido em maior quantidade durante a TPM, de acordo com o nutrólogo Cristiano Merheb, o magnésio é grande aliado para aliviar dores de cabeça. “Em combinação com a vitamina B6, o mineral melhora a qualidade do sono, ameniza a irritabilidade, regula o ciclo menstrual e a sua duração. Carne vermelha, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios em geral são boas fontes de magnésio”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino. Ela ainda aconselha evitar o excesso de cafeína e o consumo de embutidos e defumados, como salames, presuntos e salsichas. “Abra mão de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e provocar alterações na glicose sanguínea, piorando os quadros de dor de cabeça”.
  • 3
    Retenção de líquidos
    “Não consuma alimentos que causem retenção de líquidos, como excesso de sal e molhos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, entre outros)”, recomenda o nutrólogo Cristiano Merheb. A melancia, além de altas doses de magnésio, concentra muita água, que ajuda na diminuição do inchaço.

  • 4
    Prisão de ventre
    Para Gabriela Marcelino, nesse período é recomendável trocar todos os carboidratos refinados por versões integrais. “O alto teor de fibras destes alimentos vai evitar a prisão de ventre e os desconfortos gastrointestinais que se acentuam com a TPM”, recomenda a nutricionista. Ela também indica o aumento na ingestão de carboidratos complexos, como cereais, pães e arroz integral, aveia e tubérculos, como beterraba, cenoura, nabo, batata, inhame e mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário